sexta-feira, 22 de maio de 2009

Nota aos Futuros Steiners e aos Leitores do OceanBlessing

Meus queridos colegas, amigos, fieis leitores do OceanBlessing

Acredito que muitos de voces estejam supresos com minha desistencia na Steiner. Sei que varios de voces estao de curriculum na mao na fila para uma entrevista, ou fazendo as malas para Londres.

Quando comecei este blog, firmei um compromisso de contar em detalhes cada passo da minha jornada. Que meus escritos servissem como guia para quem fosse tracar a mesma jornada, e acredito que atingi esse objetivo, de acordo com os preciosos comentarios deixados por voces e pelas varias pessoas que ja me conhecem apenas por ter lido meu blog, como aconteceu em Londres.

E mantendo esse compromisso com a verdade nos minimos detalhes, contei a voces minha experiencia em Londres, nao com o objetivo de desestimular ninguem ou afetar a empresa, mas como um aviso, um chamado a realidade. Assim como eu, tenho certeza de que muitos ai fora assistiram a palestra dada na ocasiao da entrevista, onde um quadro de sonhos e dinheiro e pintado para cada um que passar no processo seletivo. Saem de la sonhando com Londres, com o navio, com viagens e muito dinheiro.

E quem for encarar de verdade trabalhar na Steiner deve ir sabendo a realidade do treinamento em Londres, que nao e nenhum paraiso. E apos sobreviver a Londres, ainda incomoda a incerteza de quanto dinheiro voce vai ganhar. Pode ser muito, pode ser pouco, ninguem sabe.
Comparando a Steiner com outras empresas como a Royal Caribbean, ficam muitos pontos de interrogacao para tras. Um funcionario da Royal, por exemplo, trabalha 5, 6 meses, tem salario fixo e bem alto dependendo da posicao (a galera do entretenimento fatura uns 1500 dolares mensais, limpinhos), pode ate ter menos folga que o pessoal da Steiner, mas acredito que tenha muito menos despesas.

Entao, meus queridos, se voces querem ir com a Steiner, vao em frente, mas vao sabendo. Para mim, o verdadeiro estilo da Steiner que me foi revelado em Londres foi um verdadeiro choque. Passamos de "tudo bom, tudo bem, arrume suas malas, viaje o mundo, ganhe pra isso" para "voce faz o que eu mando, do jeito que eu mandar, ou vai embora para casa".

Entao fica aqui minha critica. Nao quero desmotivar ninguem, apenas abrir alguns olhos. O melhor a fazer e ir la e experienciar tudo isso voce mesmo, e tirar suas conclusoes. Pois toda experiencia e valida para um aprendizado, e o que ficou em mim de mais valioso foram os amigos
que fiz no caminho, e que nunca esquecerei. Desej-lhes muita sorte e forca, e que a gente ainda se encontre por esses mares.

Aos meus leitores e futuros tripulantes, que meu blog continue servindo de guia de referencia, tira-duvidas e tudo mais. Estarei sempre disponivel para seus comentarios e questoes. Agradeco a "audiencia".

Bons ventos os guiem!

5 comentários:

  1. O que você relata confirma a impressão que eu tive. "Vamos contar só um lado da realidade. O resto eles descobrem quando chegarem lá". Uma forma de atrair mão de obra, pagando pouco e exigindo muito. Eu diria que é quase uma armadilha. Sou mãe de um jovem que está em Londres, penando, ralando, sem sequer saber se vai ter navio para trabalhar. Já disse a ele que volte, se achar que deve. Tem todo o meu apoio. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. oi lauren,
    uma pena q nao tenha dado certo pra vc... talvez pq algo melhor esta por vir. so nos resta agradecer muito pelo depoimento pois esta nos ajudando muito a ficar mais pe-no-chao.
    sorte pra vc no seu futuro :)
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente essa é a realidade da Steiner sim. Acredito haver alguma diferença quando se trata dos treinadores. O pessoal da massagem fala bem das treinadoras mesmo com toda a pressão, enfim essa é a forma de trabalho deles. Quer ficar fica, não quer a porta da rua é serventia da casa. A alegação é de que é pra manter o padrão da empresa, mas isso não faz sentido pra mim. Não dá a impressão de que eles tenham algum tipo de padrão. De qualquer forma achei muito importante o blog. Retrata fielmente as primeiras semanas do treinamento, não tem nada de emoção pessoal nos relatos. Para quem esteve no treinamento e sentiu na pele sabe exatamente como é. Parabéns pela iniciativa e pelo compromisso.

    ResponderExcluir
  4. Meus caros, agradeco os depoimentos e mensagens de apoio, e fico feliz em poder disponibilizar esse blog e cumprir minha promessa de trazer um quadro veridico de minhas experiencias antes, durante e depois da Steiner. Continuem lendo e divulgando!
    Abraco e Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Ola, muito obrigada pelo sobre o seu depoimento sobre a steiner, confesso que estou nervosa agora, acabei de ser selecionada para trabalhar com eles e tudo o que disse me ajuda a preparar para o que me espera, vou para londres dia 15 de fevereiro de 2010 para o treinamento, sei que vou odiar, mas amando ou odiando vou até o fim por que tenho objetivos bem definidos, se eu gostar de trabalhar no navio, renovo o contrato, se não gostar ganho experiencia profissional e depois sigo para minha vida. muito grata pelo seu testemunho, felicidades pra ti ass:Evilene

    ResponderExcluir