quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Sem Medo de Injeção! - Vacinas necessárias para o treinamento em Londres

Olá pessoal, hoje é dia de falar sobre um dos requisitos da Steiner que é importante observar antes de começar o treinamento em Londres. Se você já é feliz e está se preparando para embarcar, parabéns. E essa dica serve até pra quem não vai trabalhar com a Steiner.

Galera, vacinem-se. Mas nem por isso paguem uma fortuna pelas agulhadas. De acordo com o que informa a Steiner, nós futuros "Steiners" precisamos tomar a vacina da febre amarela, da rubeola, sarampo e caxumba. Se você manteve sua carteira de vacinação em dia quando era criança, provavelmente já tomou a vacina do sarampo e várias outras.

Mas se não tomou, não lembra, perdeu a carteira, sem pânico! Vacina não faz mal, se precisar tomar de novo, não tem problema. E o melhor - é de graça. Nada dessas clínicas particulares...tem uma aqui em Porto Alegre que cobra 100 reais pela vacina da febre amarela.
Vá a um Posto de Saude. Procure o posto de saúde do bairro ou região onde você mora e explique seu caso, diga quais as vacinas que você precisa. Todos nós temos direito de receber vacina do governo, e de graça.

Eu fiz isso, fui até o posto aqui do meu bairro, disse que precisava tomar vacina pois iria viajar, e sem demora eu já estava aguardando a minha vez de entrar na agulha. Nem precisei preencher ficha ou esperar na fila muito tempo, foi só chegar lá e pedir as vacinas. Aplicaram-me a M.M.R. e a vacina da Febre Amarela, uma em cada braço, de uma só vez. A Febre Amarela foi a que doeu mais (heheh). Depois carimbaram minha carteirinha e estava feito. Resolvi o problema e não gastei um tostão.

Depois, precisando ou não, achei melhor garantir para o futuro caso eu viesse a precisar, e resolvi providenciar minha carteira internacional de vacinação. Também foi de graça, só me custou sola de sapato. Pra quem quiser fazer a sua, funciona assim:

Procura o posto da ANVISA na tua cidade. Geralmente tem nos portos, aeroportos e postos de fronteira. Aqui em Porto Alegre, tem um no Cais do Porto e outro no Aeroporto Salgado Filho.
Eu fui no Cais do Porto. Aquele lugar me dá arrepios, parece até mal-assombrado. Ainda por cima estava nublado =) Para quem conhece ou não, é fácil chegar. Alí na Av. Mauá tem aquele portão por onde a gente entra quando vai fazer o passeio de barco do Cisne Branco. É só entrar lá e ir caminhando para a direita, até o fim. Tem um último armazém que fica perto de uma doca, logo se vê uma plaquinha da Anvisa, é ali.

Precisa levar tua carteira de vacinação e um documento de identidade com foto. Eles fazem um cadastro e logo imprimem teu documento. Eles geralmente só emitem o certificado de vacinação internacional da Febre Amarela, mas se você pedir com jeitinho eles te conseguem de outras vacinas também.

E com tudo na mão, é missão cumprida. Não tem mistério, gente. Procurem os postos de saúde e só gastem com clinicas particulares se por acaso não conseguirem se vacinar nos postos.
Vale lembrar que em Londres, caso seja necessária alguma vacina que não estava no "script", a Steiner fornece, mas já é bom adiantar tudo por aqui.

Só não vale ter medo de agulha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário