quinta-feira, 2 de junho de 2011

Lançar âncora - atualização depois de um tempo longe do blog

Olá pessoal

Já faz um tempão desde que me larguei da Steiner, dois anos eu acho, mas parece que foi ontem. E de uma maneira imprevista acabei lançando minha ancora e deixando na praia meus planos de trabalhar em um navio, parece que não era para ser. Cheguei a fase final de entrevistas em diversas empresas como a Royal, tinha certeza que ia ser chamada, a ponto de recusar outras ofertas de emprego mais certas e normais, somente para descobrir depois que acabei ficando sem emprego nenhum.

Trilhei meus caminhos até onde queria, como disse meu amigo, "talvez não do jeito que tu pensavas", hoje moro nos EUA, casada, com green card e tudo. Meus antigos colegas da Steiner são amigos que sempre terei comigo, isso não muda.

Fizemos uma festa de noivado no Brasil, convidei meus amigos que conheci na Steiner, acredito que não tinhamos nos encontrado desde Londres, alguns, desde antes da partida a Londres, foi muito bom. Juntamos os quatro amigos que conseguiram vir de vários cantos, de Pelotas, de Rio Claro SP, e de Porto Alegre mesmo. Mas era só o começo, minha amiga pelotense foi minha madrinha de casamento, e que coisa mais surreal ve-la descendo aqui no aeroporto da minha cidade nos EUA, e participando do meu casamento. A vida dá umas voltas que só com o tempo a gente entende e aprecia.

E com tudo isso, mudança para os EUA e casamento e papelada do green card (que merece um outro blog inteiro pra contar a história), acabei esquecendo deste blog, porém meu contador de visitas continuava acusando um numero considerável de internautas que acabavam navegando até o Ocean Blessing. Semana passada mais de 20 pessoas visitaram, o que parece pouco, mas acho muita coisa para um blog que parei de divulgar e atualizar há mais de um ano. Isso serve de prova para mim e para todos que este blog continua a fazer o serviço para o qual foi criado, e tenho a esperança que este instrumento tenha ajudado a abrir vários olhos.

Então resolvi voltar aqui para contar o que está rolando hoje para mim e para minha galera que conheci na Steiner. Éramos seis aspirantes a marinheiro no início. Meu amigo porto-alegrense foi primeiro a Londres e ao navio, depois o paulista, seguido da minha agora madrinha, depois eu mesma, e depois a minha amiga port0-alegrense. Deixemos os nomes para lá. Não recordo quando a minha amiga paulista foi chamada, mas foi antes de eu embarcar.

No final das contas, eu fui a primeira a chutar o balde em Londres mesmo e dizer que aquilo tudo era horrível e que ia para casa. Quem chutou o balde em seguida foi o paulista, depois de ter sido enrolado pelos treinadores por meses sem nunca ter recebido um navio. Depois de cerca de 6 meses no navio, minha madrinha pelotense disse chega, e chutou o balde também. O colega porto-alegrense estava a pouco tempo de terminar o contrato e também se encheu daquela hipocrisia. A colega paulista foi a única a terminar o contrato no navio, e também pulou fora da Steiner, fez curso e foi trabalhar em iates particulares, está bem feliz. Quem acertou de primeira foi a colega porto-alegrense que foi a ultima a ser chamada depois de nós todos, viu o que estava rolando e que a Steiner não era o que achavamos, e ficou em Londres mesmo, agora mora lá, vai casar e tudo mais.

Meu caro amigo gaucho deu sorte, após aguentar a Steiner, descolou um emprego nota dez na Royal, já vai para o segundo contrato. Esse é marinheiro!

Sempre teremos uma coisa em comum, que é ter prazer em maldizer a Steiner toda vez que nos encontramos. Não é nenhum paraíso, pagam menos que um cleaner empregado direto da empresa de navio de cruzeiro, que pelo menos tem salário fixo, e não apenas baseado em comissão. "Você faz quanto dinheiro quiser" é papo de vendedor para dizer "você só ganha uma merreca se vender alguma coisa". Este blog e cada post aqui foi escrito enquanto minha memória ainda estava fresca, sem nenhum exagero ou omissão. Admiro quem tenha objetivos tão firmes que aceite gastar uma nota preta para embarcar nesse navio, grana que talvez você recupere, talvez não, passar por sofrimento físico e mental e uma baita incomodação, para viajar em um navio que apesar de circular vários lugares lindos, você só vai ter algumas horas para explorar antes de voltar ao seu trabalho escravo, longe de sua família.
Hoje, cruzeiros são tão populares que o preço caiu considerávelmente, e sabe de uma coisa? Com toda a grana que você vai precisar gastar com a Steiner, taxas, visto, STCW, não sei o que mais, você paga um cruzeiro bem legal para duas pessoas. Com todos os requintes de passageiro.

Então valeu, galera, continuem visitando. Eu sigo em frente aqui na terra do tio Sam, com meu marido, meus gatos e o jardim, e desejo a todos boa sorte em tudo o que fizerem, quaisquer perguntas, estamos aí. Fui...

Um comentário:

  1. Parabéns pela coragem de falar a verdade e alertar os demais. Acabo de receber um email de uma recrutadora da Steiner. E seu relato fez toda a diferença!

    Obrigado!

    ResponderExcluir